Dever de casa

Postado por: Suporte
19/11/2019 às 12:54


Acorda, põe o uniforme nos filhos, arruma a mochila, monta a lancheira, leva para a escola, vai para o trabalho. Busca, chega em casa e, finalmente, vai descansar. Será que essa é a rotina mais comum das famílias? Definitivamente, não. Porque, muitas vezes, ainda tem o dever de casa dos pequenos... E, se os pais tivessem apenas que lembrar as crianças de fazer a tarefa, seria moleza. O problema é que muitos vivem um verdadeiro drama quando esse momento do dia chega.

O dever de casa é uma prática comum na maioria das escolas do Brasil e do mundo. “O que sabemos é que quanto mais se pratica, mais se aprende. Isso vale para todos os processos de aprendizado”, afirma a neurologista infantil Rosana Cardoso Alves, coordenadora do grupo de Neurofisiologia Clínica do Fleury Medicina e Saúde e orientadora do programa de pós-graduação do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

O dever de casa ajuda a criança a ter mais responsabilidade. "A tarefa tem a função de mostrar que, mesmo na infância, ela tem obrigações que são dela, não dos pais”, afirma a neuropsicóloga Deborah Moss (SP). E, por isso, os adultos não devem se envolver tanto com a atividade a ponto de querer resolvê-la pelas crianças.

Para a educadora Cristina Nogueira Barelli, coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades (SP), o dever de casa é positivo, na medida em que ajuda a fixar o conteúdo ou, ainda, funciona como um estudo prévio para atividades que serão desenvolvidas em sala de aula.

Para que as crianças valorizem o momento de fazer o dever de casa, elas precisam se sentir comprometidas com a atividade. Um estudo realizado em 2018 pela Universidade do Leste da Finlândia com 2 mil crianças revelou que, quanto mais ajuda as mães oferecem, maior a dificuldade dos filhos em assumir responsabilidades. “Quando a mãe dá ao filho oportunidade de fazer a lição de casa de forma autônoma, ela envia a mensagem de que acredita nas habilidades e capacidades dele. Isso, por sua vez, faz a criança confiar em si mesma”, explica a pesquisadora do estudo, Jaana Viljaranta. Por outro lado, quando a ajuda é excessiva, especialmente se não foi solicitada, os pais podem passar a mensagem de que não botam fé na capacidade do filho. “É claro que os pais devem oferecer auxílio concreto quando o pequeno claramente precisa, mas não é algo que deve ser disponibilizado automaticamente em todas as situações”, orienta Jaana.

Com ou sem supervisão, o fato é que cada criança tem um jeito próprio de encarar o momento de fazer a tarefa escolar. E, diante dos diferentes comportamentos, você pode adotar algumas estratégias para que essa hora seja mais leve e produtiva para toda a família.

Como o seu filho encara o dever de casa ?

A seguir, descubra como o seu filho encara a lição de casa e a maneira mais tranquila de interagir com elas e ajudá-las.

  • The Flash

Ele mal sentou e, em poucos minutos, está tudo pronto. Se essa cena tem a ver com o seu filho, a principal dica é conferir se ele fez o que estava sendo pedido na lição. “Em caso positivo, não há problema em ele ter sido ágil”, diz a educadora Cristina Nogueira Barelli.

Caso contrário, o melhor é acompanhar a criança de perto. “Faça perguntas que instiguem o interesse do seu filho no que ele está trabalhando. Pergunte o que ele achou do exercício, o que aprendeu na escola sobre o assunto... e elogie o que ele conseguiu fazer”, orienta Cristina. Já se o seu filho termina as tarefas depressa mas não dedica a elas atenção suficiente, analise se o momento da lição está adequado. “Uma criança com pressa para brincar não conseguirá conciliar os interesses de maneira produtiva”, diz a pedagoga Camila Lavagnoli, especialista em rotina infantil (ES). O ideal é ela ter tempo para a lição, mas também para outras atividades, inclusive as que lhe dão mais prazer.

  • "Que tarefa é essa?"

A sugestão da educadora Cristina Nogueira Barelli para crianças que insistem em não se responsabilizar pelas tarefas, é criar estratégias para que, aos poucos, elas possam ficar mais independentes. “Por exemplo, combinar um horário e, todo dia, colocar um alarme para tocar, sinalizando o compromisso. Ou pedir para a criança escrever um bilhete para ela mesma se lembrar de fazer a lição, e colocá-lo em um lugar de fácil visualização”, orienta.

Já a pedagoga Camila explica que o problema do esquecimento pode estar na falta de concentração. “Incentive seu filho a desenvolver essa habilidade. Pesquise por jogos que estimulem a atenção e faça do momento da brincadeira algo prazeroso. Outra dica: na volta da escola, peça para ele contar três tópicos importantes que aprendeu naquele dia. Assim, você também estará ensinando seu filho a se concentrar”, diz Camila.

  • Perfeitinho

Para  a pedagoga Camila Lavagnoli, no caso de estudantes que se cobram demais nas tarefas ou perseguem o perfeccionismo, muitas vezes, a frustração, é o problema. Então, como ajudar seu filho?

“Quando algo fugir do controle, explique a ele que errar faz parte do ciclo de aprendizado de todas as pessoas. Conte alguma experiência concreta sobre uma situação vivida por você. Reconheça e valide os sentimentos dele e ajude-o a ter outros pontos de vista."

  • "Depois eu faço"

Já crianças com perfil para procrastinação e/ou postergação das atividades, a educadora Cristina lembra que, às vezes, é importante dar um tempo para a criança relaxar antes de começar o dever. “Combine um prazo limite e deixe o pequeno brincar ou assistir ao programa favorito. Quando o período acordado vencer, é hora de fazer a tarefa”, sugere.

A pedagoga Camila diz que a falta de rotina pode colaborar com o comportamento de deixar tudo para depois. Definir uma agenda diária de afazeres, deveres e prazeres ajuda o pequeno. “Toda criança precisa disso para se sentir mais segura e ter noção do que vai acontecer naquele espaço de tempo. Juntos, você e seu filho podem montar um painel com as atividades da semana, incluindo o momento da lição de casa”, orienta.

  • "Não, não e não"

Se o seu filho é daqueles que não querem saber de tarefa, primeiro, é interessante entender o porquê da recusa. A saída é conversar. Pergunte: “Por que quer fazer outra coisa, e não a lição? Do que você não gosta?”. “Certamente, o diálogo vai trazer informações importantes para que você consiga ajudá-lo a reverter a visão negativa sobre os estudos”, diz a pedagoga Camila Lavagnolli.

É importante deixar claro para a criança que a lição de casa é uma obrigação dela. “Trata-se de um contrato estabelecido entre ela e o professor, e deve ser um momento de responsabilidade e de aprendizagem”, diz a educadora Cristina Barelli. Lembrando que, para alguns acordos na vida, não há negociação.

Fonte: Adaptação do texto: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/noticia/2019/05/licao-de-casa-descubra-como-o-seu-filho-encara-tarefa-e-maneiras-de-ajuda-lo.html